24 de jun. de 2011

A Importância do Amor na Primeira Infância




A experiência tem demonstrado que o amor é capaz de operar verdadeiros milagres. Os relacionamentos afectivos saudáveis são comprovadamente o “remédio” mais eficaz para o bem-estar físico, mental e emocional de todos os seres humanos, independentemente da idade que as pessoas tenham
É na chamada Primeira Infância – a qual compreende as idades entre o nascimento e os 6 anos de idade – que um bom relacionamento afectivo é fundamental, pois é neste período das nossas vidas que estruturamos o que serão os alicerces da nossa personalidade. Assim, o afecto recebido e trocado ajudar-nos-á a consolidar sentimentos como o amor, a segurança emocional, a compaixão, a amizade, e valores como a solidariedade, a lealdade, etc., “aprendendo” deste modo a ser pessoas mais tranquilas, serenas e felizes.

Quando lidamos com crianças é importantíssimo que o façamos com amor. Esses pequenos seres são bastante sensíveis e capazes de perceber quando não os estimamos, ressentindo-se com isso e reagindo muitas vezes de formas agressivas e/ou mal-educadas. Um carinho, um beijo, são bem mais eficazes do que horas de “guerra”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário