23 de set. de 2011

Fazendo a social desde cedo





Mais adequado do que deixar seu filho se divertir com uma ferramenta de adulto, como são os sites de relacionamento, é ter um espaço que seja feito para ele. Nas redes sociais infantis, como o Club Penguin (www.clubpenguin.com.br) e o Migux (www.migux.com.br), a diferença é que todo o conteúdo foi pensado e desenvolvido de acordo com o repertório infantil, desde o visual, passando pelas palavras e pelos tipos de atividades, muitas com finalidades educativas.
A grande novidade é que, ainda neste primeiro semestre, ele vai poder fazer parte da primeira rede social infantil brasileira: Mundo do Sítio, totalmente inspirado na obra do escritor Monteiro Lobato. Mais do que ser uma opção em português, ele será bem brasileiro, com atividades que remetem ao cotidiano e à cultura das crianças do país.
Dedicado para a garotada de 5 a 10 anos, o Mundo será dividido em diversos reinos. Na “Terra Encantada da Sabedoria”, por exemplo, as crianças poderão brincar com jogos educativos que trabalham habilidades de português e matemática e ouvir histórias narradas por Denise Fraga, colunista da CRESCER, na Biblioteca do Visconde. “Monteiro Lobato é ao mesmo tempo fantasioso e super pão-pão, queijo-queijo. Ele faz uma ponte entre a realidade e a fantasia sem que a gente nem perceba. Li as histórias como se as tivesse contando para meus filhos”, falou a atriz.
Uma das grandes preocupações no desenvolvimento do site foi com a segurança das crianças. Para fazer o cadastro, elas precisam indicar o e-mail do pai ou da mãe, que vai não só autorizar o filho como pode acompanhar as atividades que ele realizar na web e definir quantas horas ele pode passar por dia acessando o site. Tudo isso sem precisar invadir a privacidade do filho, basta entrar no “Cantinho dos Pais”. Os chats também são controlados. Neles, a criança só poderá escolher frases e imagens prontas, o que evita que haja linguagem imprópria nas conversas. Tudo foi desenvolvido em parceria com educadores e profissionais.
“Nossa ideia foi juntar tudo que as crianças gostam, como jogos, o bate-papo e os personagens de uma maneira que fosse mais que diversão, que tivesse conteúdo. Mas que também não fosse entediante. Ter uma equipe jovem com a gente ajudou bastante”, explica Saulo Ribas, diretor de entretenimento da Editora Globo e coordenador do projeto.
O Mundo está em plena finalização e a estreia está prevista para o primeiro trimestre de 2011.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário